Visualizações de página do mês passado

domingo, 1 de março de 2009

DICAS ÚTEIS

PREPARE-SE O OUTONO TAÍ









  • Por dias de faxina mais divertidos;
    Faxina é a palavra do momento em lares variados deste janeiro chuvoso, que às vezes dá vontade de chorar, outras de sair na rua para se molhar.......ou de ficar em casa e esperar passar.
    Enquanto isso, você faxina gavetas, revira os armários, joga um monte de coisas no lixo, pega o balde com água e joga perfume dentro , para deixar tudo bem cheiroso e limpinho ;
    A alma fica leve, você contente pelo resultado da famosa limpeza de começo de ano.
    De preferência com uma escova , vassoura ,pazinha ,e até a panelinha do cachorrinho decorada para fazer bonito até quando a gente acha que não tem beleza alguma no ar;
    Enfeitar paredes, bolar cortinas diferentes; enfim aproveitar a época alegre e descontraída para decorar ,pra isso deixo idéias e serviços criativos á disposição como adesivagem de vinil em paredes com motivos da família,cães ,bebes, plantas etc...

    E assim casa limpinha cheirosa decorada a sua maneira e o mais importante o emocional alto , e um baixo custo no complemento de sua faxina e decoração que pode ser variada na medida em que se canse do ambiente o qual acredito ser quase que impossível cansar de uma decoração harmônica e descontraída.
    Depois podemos ir para o quintal onde vamos organizar também fazendo uma faxina e decorando.
    Então vamos cuidar de nossas plantinhas :
    Caso tenha e se não tiver também existem idéias práticas para te-las e cada um fazer sua ”plantaterapia”.
    Cuidados com as plantas no outono;

    Junto com o outono começam os cuidados especiais com a suas plantas, vasos , hortas.
    Depois de enfrentar as altas temperaturas do verão, as plantas se preparam para o recolhimento no inverno.
    Os jardins e as plantas em vasos - que certamente passaram por dificuldades com o calor do verão - precisam de cuidados para recuperar a forma e enfrentar as transformações que chegam com a nova estação: o outono.
    A estação é um excelente período para realizar duas tarefas no jardim: limpeza e adubação. Mas há outros cuidados que podem ser tomados para que suas plantas cheguem em perfeito estado à próxima temporada.
    Confira a lista das atitudes que fazem diferença.
    FAXINA GERAL. O primeiro passo para cuidar da horta nessa época do ano é fazer uma boa limpeza. Elimine insetos, como pulgões, e ervas daninhas que provavelmente invadiram canteiros e vasos durante o verão
    LIVRANDO-SE DAS PRAGAS É preciso literalmente limpar as pragas das folhas. Pegue um pano umidecido com água limpa ou álcool e remova todos os vestígios de insetos invasores.

    Esse é um trabalho delicado e demorado. Por isso é bom reservar um dia em que você não tenha pressa. Depois de limpar as folhas superficialmente, verifique se não há insetos também na parte inferior das folhas. Finalize o trabalho borrifando um pesticida orgânico (mas faça isso apenas nas plantas ornamentais).

    MANUTENÇÃO DE VASOS. Aproveite também para dar manutenção aos canteiros já formados, afofando o solo para favorecer a aeração ou oxigenação das raízes. Evite neste caso o uso de enxada ou pá - esse trabalho deve ser realizado com um ancinho ferramenta pró pia, pois esta ferramenta permite acessar o espaço entre as plantas sem machucar ou danificá-las.

    PREPARE O SOLO PARA A ADUBAÇÃO. Depois de revolver a terra superficialmente, é hora de adubar. Sempre que possível prefira ingredientes orgânicos para fazer a adubação (húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de osso). Caso necessitem temos essa compostagem já preparada á disposição.

    PODAS. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. No caso do manjericão, você pode também podar as flores - assim as folhas ficam maiores e mais abundantes.

    PODA DE LIMPEZA SEM ERROS; Folhas e galhos secos devem ser eliminados. Você pode remove-los com as mãos. Mas rastelos também ajudam na tarefa da limpeza
    Com tesouras de pontas finas é possível alcançar áreas de acesso mais difícil em arbustos e cercas vivas, mas para hastes lenhosas é essencial usar uma tesoura de poda adequada, para não “mastigar” os caules. Use ferramentas sempre muito bem afiadas, evitando danificar as plantas.

    CORTE LIMPO Para podar folhas mortas, faça um corte limpo, na extremidade do pecíolo, exatamente onde a haste da folha encontra o ramo.

    APOIO- Dê uma ajuda para as plantas que precisam de apoio. De uma maneira geral, as plantas no outono perdem uma boa parte de suas folhas, o que oferece uma ótima oportunidade para verificar as condições das plantas que precisam de suporte, tutores e treliças;verifique as condições gerais destes apoios e aproveite para corrigir a condução dos ramos que cresceram durante o verão.
    Rega- Garanta a umidade das plantas sem encharcar. Com o final do verão e a diminuição do calor, a quantidade de água das regas deve ser diminuída, pois a evaporação no outono é menor. Por outro lado, as plantas entram num período no qual as chuvas diminuem e o solo passa a ficar mais ressecado. Uma ótima medida é incorporar à terra elementos com ação hidrorretentora, ou seja, que absorvem e mantém a umidade na quantidade certa. O mais recomendado é o húmus de minhoca que, além de cumprir essa função , contém bons nutrientes para as plantas, areia, vermiculita para manter a umidade.

    Estão ai algumas dicas para esse inicio de ano ,e não esqueça: enfeite a vassoura , o rodo, a mangueira de lavar o quintal e irrigar as plantas, baldes, e etc, assim naquele dia em que sua secretária , faxineira que teria de vir trabalhar, e der o cano , ficará mais descontraído o seu serviço e até quem sabe assim você até se sinta mais perto da Alice , no pais das maravilhas ha ha ha ha ......valeu.Ótima idéia não acham ?Pelo menos vamos encarar o trampo com bom humor .

    Elizabeth de Castro Todescan
    Paisagista, Decoradora, Artesã.
    bethtodescan@hotmail.com
    Cel.: 11 9917-0379



http://www.pabele.com.br/ obs:ainda em construção

Um comentário:

  1. Oi Beth, vim te visitar e retribuir o carinho.
    De cara já adorei o que vi e li acima. Você está dando uma dica que é um princípio básico do Fengshui(uma antiga arte chinesa que busca a harmonia dos ambientes, através da harmonia da energia Ch'i), vamos faxinar armários e gavetas, jogar fora o que não serve mais, limpar tudo e perfumar, que maravilha! Isso serve também p/ o nosso interior! Adorei!
    Sabe que eu curto muito paisagismo e jardins? Gostaria muito de poder ter um no meu quintal de cimento...rsrs
    Também adorei seus bichos. Eu tenho um weimaraner adorável. Qualquer dia vou postar uma foto dele no fotoblog. Ele é uma graça!
    Amiga, fique a vontade! Meu cantinho também é seu! Um grande beijo,
    Telma
    http://acessorium.nafoto.net/
    http://www.flickr.com/photos/acessorium/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário,bjs Beth ;não deixem de visitar minha loja virtual também ok? www.pabele.com.br

RELAXE

RELAXE

HAPPY HALLOWEEN

HAPPY HALLOWEEN

selinho que ganhei

selinho que ganhei
ganhei da Soraya do blog http://artesanatossempre.blogspot.com/

ganhei mais um selinho obrigada

ganhei mais um selinho obrigada
ganhei da Soraya

MAPA LINK

Estiveram ou estão poraqui

http://hipercontador.gedan.com/?indic=beth
free counters

meu Primeiro Mimo

meu Primeiro Mimo
recebi do blog da lu

MIMOS QUE RECEBI

MIMOS QUE RECEBI
MIMO QUE RECEBI DE CATIELECROCHET

selinho

selinho
Ganhei esse selinho de presente do Jardim secreto das fadas

ESPERO QUE GOSTEM

ESPERO QUE GOSTEM

HUMMMM! SEI SEI

HUMMMM! SEI SEI
SAINDO E SEM COMENTAR NÉ - TE PEGUEI

Eiiiiiiiiiiii

Eiiiiiiiiiiii
COMENTA POR FAVORRRRRRRR

Nem que seja oiiiiiii

Nem que seja oiiiiiii

MURAL DE RECADOS


VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Teeny Fish Tank