Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 5 de março de 2009

PARA PÁSCOA

Historia do “MARGUTIS”

Uma tradição primaveril
A tradição de presentear pessoas queridas com ovos é mais antiga do que se imagina. Hoje, os ovos de Páscoa estão vinculados às tradições e celebrações religiosas, porém, mesmo antes de Jesus Cristo e das tradições judaicas, alguns povos já os tinham como símbolo.
Na Europa, o mês de março marca o fim do inverno e o começo da primavera – estação do ano que se associa à renovação da vida. Por isso, nessa época, o costume era presentear as pessoas com ovos decorados como símbolo da renovação da vida e como forma de comemorar a chegada da primavera.
No leste europeu e na Ásia, a pintura de ovos é bastante comum, mas as técnicas e os materiais utilizados variam de acordo com a região. Aqui vamos ensinar você a fazer um margutis (pronuncia-se margútis), o tradicional ovo de Páscoa da Lituânia, país do leste europeu banhado pelo mar Báltico. São ovos desenhados e tingidos com materiais naturais, que servem para enfeite, gincanas ou até mesmo para comer. Os temas dos desenhos geralmente são flores estilizadas e outros elementos que lembram a chegada da primavera.
Se você quer presentear seu amigos e família de uma forma original, veja os passos para fazer o seu próprio margutis.
Brincando com o margutis
Os ovos coloridos são um belo enfeite que pode ser colocados na mesa do almoço de Páscoa por vários anos. Se você tomar cuidado eles nunca racharam. Durante esse período, a gema e clara cozidas secarão até virarem pó.
Além disso, os lituanos também criaram suas próprias formas de confraternizar na Páscoa com os ovos, com a participação tanto de crianças quanto de adultos. Conheça-as:
- Cada pessoa deve bater a parte de cima de seu margutis com a parte de baixo de um outro. Aquele que rachar é eliminado. Os competidores participam com vários ovos. No final, o ovo que não rachar é o vencedor.

- Como com os ovos de chocolates, a brincadeira consiste em esconder diversos ovos e deixar que os participantes procurem. Quem achar o maior número de ovos ou o mais bonito vence.
Para sair da mesmice das outras Páscoas, experimente o margutis. E aproveite para saudar a todos com um Feliz Páscoa em lituano, se você conseguir. É só dizer Linksmu Sventu Velyku, que se pronuncia linksmú schventú velíku

Um comentário:

  1. Oi Beth.
    Vim conhecer teu blog e agradecer por estar entre meus seguidores. Fico muito feliz porque pelo que li temos várias coisas em comum, artesanato, crochê e natureza. Não sou uma ecochata, só faço a minha parte, mas se puder influenciar alguem fica uma parte mais completa.
    Adorei a história dos ovos, no sul quando eu era criança minha mãe pintava ovos para nos presentear na páscoa, mas eu não sabia a origem dessa tradição, acho que nem ela sabia. Deve ter aprendido com alguem que não sabia também. Adorei teus vasinhos coloridos, se me permitir vou copiar a idéia para alguns desbotados que tenho na parede da minha casa do sítio. Estou te incluindo no meu blogrol para acompanhar tuas novas postagens. Beijos
    Joana

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário,bjs Beth ;não deixem de visitar minha loja virtual também ok? www.pabele.com.br

RELAXE

RELAXE

HAPPY HALLOWEEN

HAPPY HALLOWEEN

selinho que ganhei

selinho que ganhei
ganhei da Soraya do blog http://artesanatossempre.blogspot.com/

ganhei mais um selinho obrigada

ganhei mais um selinho obrigada
ganhei da Soraya

MAPA LINK

Estiveram ou estão poraqui

http://hipercontador.gedan.com/?indic=beth

meu Primeiro Mimo

meu Primeiro Mimo
recebi do blog da lu

MIMOS QUE RECEBI

MIMOS QUE RECEBI
MIMO QUE RECEBI DE CATIELECROCHET

selinho

selinho
Ganhei esse selinho de presente do Jardim secreto das fadas

ESPERO QUE GOSTEM

ESPERO QUE GOSTEM

HUMMMM! SEI SEI

HUMMMM! SEI SEI
SAINDO E SEM COMENTAR NÉ - TE PEGUEI

Eiiiiiiiiiiii

Eiiiiiiiiiiii
COMENTA POR FAVORRRRRRRR

Nem que seja oiiiiiii

Nem que seja oiiiiiii

MURAL DE RECADOS

VOLTE SEMPRE

VOLTE SEMPRE

Teeny Fish Tank